sexta-feira, 13 de abril de 2012

Supremo e CNJ abrem consulta a processos em trâmite via internet

Quase metade das informações sobre processos que tramitam em tribunais, varas e outros órgãos do Judiciário já podem ser acessadas por meio da Cnipe (Central Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais), no portal do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) na internet, em menos tempo e com custos mais baixos.

O objetivo do projeto lançado nesta sexta-feira (13/4) pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e pelo CNJ é “reduzir o custo Brasil, a burocracia, e assegurar mais cidadania” aos que precisam usar os serviços da Justiça, informou o presidente do STF, o ministro Cezar Peluso.

O acesso a cerca de 40% das informações existentes no Judiciário está disponível para os estados de São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul, do Amazonas e no Distrito Federal.

Segundo Peluso, o sistema não afeta a privacidade dos cidadãos, assegurada pela Constituição Federal.

“Não se trata de instrumento de intrusão, mas que assegura a possibilidade de acesso a informações que hoje podem demorar até um ano para serem conseguidas pelo público", disse o ministro.

O banco de dados do Cnipe permitirá também consultar a situação de imóveis, a regularidade de propriedade, o estado civil dos cidadãos entre outras informações.

Agência Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário